A estação do verão aumenta o consumo de água em todo o Estado, principalmente no litoral, onde estão localizadas as praias de veraneio, onde a população e a demanda de água triplicam durante o período. Comparando-se com novembro,o volume de água consumido pela população, em dezembro, registrou um aumento de 60 milhões de litros, nos 152 municípios atendidos pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). No último mês de 2011 as cidades atendidas pela empresa consumiram 8,9 bilhões de litros de água. Apesar do aumento, o número é considerado estável e está dentro do esperado pelos técnicos da Caern. Em Natal, o consumo vem se mantendo equilibrado desde setembro, quando atingiu a marca de 3,3 bilhões de litros, o mesmo registrado no último trimestre do ano.
Apesar das medidas adotadas pela Caern, para garantir o abastecimento, estarem surtindo efeitos positivos, os técnicos da Companhia alertam para a necessidade de se evitar desperdícios. Lavagem de carros, calçadas, torneiras abertas sem necessidade durante o banho e regar plantas várias vezes ao dia, são ações que contribuem para aumentar o consumo e, consequentemente, provocar desabastecimentos quer poderiam ser evitados.
Para atender a demanda durante o veraneio e o carnaval, a Caern está adotando uma série de medidas para evitar que haja problema de falta de água. Além de reforçar o plantão na área operacional, a empresa está estendendo o atendimento comercial, que está funcionando durante os finais de semana. O gerente da Caern para o litoral Sul do Estado, engenheiro João Alberto Dantas, informa que o atendimento extra se dará nos escritórios de Pirangi do Norte, Pipa e Tibau do Sul, e ainda em Baía Formosa, que funcionarão normalmente de segunda à sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 e aos sábado das 8h às 13h, prestando todos os serviços referentes às áreas operacional e comercial.
MEDIDAS
Com o objetivo de diminuir o consumo exagerado de água nesta época, a Caern tem trabalhado para reduzir os desperdícios e entre elas está a instalação de hidrômetros. Em 2011, a Companhia já instalou 33.323 novos medidores, em residências e imóveis nas diversas regiões do Estado. Desse total, 49% foram colocados em Natal, onde se concentra o maior número de usuários da Companhia. A Zona Norte recebeu 7 mil hidrômetros e 9 mil foram destinados às zonas Sul, Leste e Oeste da capital. A Caern também está substituindo a antiga tubulação, em cimento amianto, por novos tubos de PVC, para obter mais eficiência na distribuição da água, tendo em vista diminuiçãode vazamentos.
Assessoria de Comunicação Social – ACS
Nenhum comentário:
Postar um comentário